Porto B (A.K.A.) Sporting Clube de Braga

De há uns tempos para cá, tenho seguido com atenção, (ocasionalmente com algumas náuseas, também), o percurso do Porto B…

Lembro-me de ser pequeno e o meu pai me dizer que gostava do Braga porque era como se fosse um “segundo Benfica” ou melhor ainda, “o Benfica do norte”.

De facto, há cerca de 20 anos atrás, Braga, (não só o clube, mas a cidade), era um feudo Benfiquista no norte, quase como um porto de abrigo, onde sabiamos que podiamos pernoitar sem ser agredidos por Super Dragões, (apenas porque temos um cachecol do SLB na chapeleira do carro), depois de uma longa viagem.

O que terá mudado?

A resposta é simples, e não tão óbvia como se possa esperar à partida.

Não tem a ver com o facto de o Braga ter começado a ganhar e a incomodar os “grandes”. Nada disso.

Na verdade, o que aconteceu desde que António “amiguinho-do-pintinho” Salvador tomou posse como presidente do Sporting de Braga, (ou Porto B, como preferirem), foi um afastamento para com o Benfica e uma consequente aproximação aos seus amiguinhos de “pijamas”, (ou F.C. Porto, se gostarem mais), negando até uma questão cultural enraizada na população bracarense, o seu reconhecido benfiquismo.

Quando o Benfica há dois anos se sagrou campeão, estas mesmas pessoas tomaram as dores de António “fêquêpê” Salvador, seguindo-o cegamente, a ele e à sua flauta mágica,  e não contentes com um honrado 2º lugar, proibiram qualquer manifestação de adeptos que não negaram o seu benfiquismo e vieram para a rua festejar o título. As imagens de Braga mais pareciam da Av. dos Aliados, (ou de Roma no período da caça aos Cristãos).

Lembro com saudade o último jogo da época 93/94 quando o Benfica, já campeão, resolveu trocar a Luz pelo Estádio 1º de Maio, como forma de agradecer às gentes de Braga o apoio que prestaram ao SLBENFAS aquando das deslocações da equipa ao norte, nessa época.

Será que alguma vez este gesto se repetirá?

Acho francamente que será mais fácil, hoje em dia, o Porto ir jogar à pedreira como forma de agradecer o apagão no jogo contra o Benfica, ou os jeitinhos com que leva cabazadas nos jogos contra os “pijamas”.

Neste momento só me ocorre dizer que este Braga tem tudo o que eu detesto numa equipa…

1 – Pela política de “favores” e “frutas” que lentamente começa a deixar perceber, mais parece um Porto B.

2 – Chama-se Sporting, o que desde logo não é muito favorável…

3 – O anti-benfiquismo. São mais anti-Benfica do que bracarences… Fazem-me lembrar alguém…

4 – O seu presidente é o melhor amigo do Pinto da Costa, (que é só a pessoa mais odiosa do país), o que faz dele odioso também.

5 -Os jogadores do Brag… Porto B, fazem-me lembrar os do Porto, (verdadeiro), dos anos 90. Não valem nada, mas ganham sempre. (Como é que isso acontece?).

6 – É um clube vizinho do Guimarães, que é outro clube que eu abomino.

Podia continuar a inumerar caracteristicas que me irritam neste clube, mas só iria fazer com que esse ódio ganhasse outros contornos e estaria, no fundo, a ser como eles… Livra!!!

Resta-me lançar um repto às gentes de “pijamas” e apelar à sua cautela. António “o aluno” Salvador já mostrou que aprende depressa. Resta perceber quanto tempo vai levar a candidatar-se à presidência do seu (verdadeiro), clube.

Quanto ao Brag… Porto B, que tenha cuidado… Toda a gente sabe o que aconteceu ao Boavista…

HBarreiros

Deixe uma Resposta

