S.L. BENFICA 2 – Gil Vicente 1 – Final da Taça da Liga

O Benfica venceu esta noite o Gil Vicente por 2-1 e conquistou a 4ª Taça da Liga consecutiva (4ª em 5 edições da prova).

A equipa vinha para este jogo sem margem de manobra para deslizes e cumpriu (embora sem deslumbrar), os seus objectivos.

Jesus escalou a seguinte equipa:

Eduardo;

Maxi Pereira, Garay, Jardel e Capdevila;

Matic, Witsel, B. César e Aimar;

Rodrigo e Nélson Oliveira.

Jogaram ainda – Gaitán, Cardozo e Saviola.

Marcadores – Rodrigo (30m) e Saviola (84m)

Foi um jogo aberto, com total domínio do Benfica, que quando acelerava, levava sempre perigo à baliza do Gil Vicente.

A equipa de Barcelos, por sua vez, tentava explorar o contra-ataque por intermédio de H. Vieira e L. Carlos.

A chave do jogo esteve no meio-campo encarnado, onde estiveram (na minha opinião), os melhores em campo desta noite. Matic e Witsel.

O Benfica entrou bem, mas só à passagem do minuto 30 é que materializou esse domínio. B. César com uma jogada individual de raça e técnica, passa por 2 jogadores do Gil Vicente e cruza para o 2º poste onde aparece Rodrigo a encostar para a baliza.

Com o golo o Benfica acomodou-se e valeu em algumas ocasiões o bom momento de Matic, que parece neste final de época querer mostrar o seu real valor. Mais fresco do que Javi (sobrecarregado durante toda a época), deixa transparecer alguma falta de inteligência por parte do treinador por não ter apostado no sérvio em alguns jogos de menor risco e, dessa forma, poupar Javi para compromissos de maior importância.

Depois do intervalo o Gil voltou com uma postura mais agressiva e assustou Eduardo um par de vezes, antes de, finalmente chegar ao golo por intermédio de Zé Luís, aos 78 minutos, que sem marcação no interior da área rematou em pontapé-de-moinho e empatou a partida.

Com o golo do Gil Vicente, o Benfica acordou e 6 minutos depois, Saviola (acabado de entrar), na primeira vez que toca na bola atira para o fundo da baliza do Gil e dá a vitória (no jogo e na competição), ao Benfica.

O jogador MVP da final (considerado pela organização como tal), foi Witsel, no entanto, houve outro, que sem ser tão exuberante esteve num plano semelhante ou superior ao do Belga.

Matic esteve seguríssimo a defender e muito preciso no primeiro passe após a recuperação da posse de bola. Está mais confiante e isso nota-se na forma como aborda os lances. Hoje ninguém se lembrou de Javi Garcia e isso, por si só é um grande elogio.

Outros jogadores em destaque foram:

Garay assumiu, mais uma vez, a direcção da defesa na ausência de Luisão. O argentino esteve em bom plano e muitas vezes teve que trabalhar por si e pelo seu companheiro do lado (Jardel), que esteve muito desastrado.

Se a época começasse agora atrevo-me a dizer que, mesmo com toda a teimosia do mundo, Jesus não poderia negar a titularidade ao espanhol. Para além de uma inegável qualidade de toque de bola, é muito mais inteligente que Emerson na forma como aborda cada lance. Curioso o facto de a única competição que o Benfica ganha esta época (admitindo que o campeonato será muito difícil), ser a única onde Capdevila é titular… Será coincidência? Bem sei que uma andorinha não faz a primavera, mas não é menos verdade que basta uma maçã podre para contaminar um cesto inteiro…

Witsel foi considerado pela organização como o Melhor em Campo. Na verdade Witsel esteve igual a si mesmo. Sem falhar um passe, sem perder uma bola, e isso faz toda a difernça. No lance do 2º golo é dele o remate que permite a Saviola a recarga vitoriosa.

Bruno César construiu sozinho a jogada do 1º golo. Passou por 2 gilistas, correu com a bola controlada, mas de cabeça bem levantada, e viu Rodrigo ao 2º poste, colocou-lhe a bola e Rodrigo concluiu. Momento mágico, em Coimbra.

Bastava ser Aimar para merecer destaque. O argentino é a alma do futebol encarnado. A forma como se movimenta, com e sem bola, fazem dele a estrela maior desta equipa, e mesmo quando foi substituído (outros havia que deveriam ter saído em vez de Aimar), não esboçou desagrado. Apertou a mão ao treinador e foi correspondido num gesto de respeito mútuo (em tudo igual ao que se passou no jogo entre o Porto e o Braga com Álvaro Pereira).

El Conejo Saviola voltou! Fez mais em 7 minutos do que em toda a época. Foi bom voltar a ver o “antigo” Saviola, a correr, a lutar, a jogar e a marcar. Entrou aos 83, marcou aos 84, na primeira vez que tocou na bola, e deu mais um título ao Benfica. Espero que tenha voltado para ficar, porque pode ainda ser muito útil nos 4 jogos que restam jogar.

O Benfica venceu esta Taça. Não salva a época (longe disso), mas é sempre agradável vencer. Não vejo a Taça da Liga como uma competição menor. É uma competição entra as equipas portuguesas de futebol profissionais e que financeiramente é mais aliciante que a Liga Europa. Com esta vitória na final, o Benfica arrecada mais 1 milhão, fora o prémio de presença na final (500 mil)… Dá que pensar…

Os outros que continuem a menosprezar a Taça da Liga. O Benfica (e os seus cofres), agradece!

HBarreiros

Anúncios

2 thoughts on “S.L. BENFICA 2 – Gil Vicente 1 – Final da Taça da Liga

  1. jotas diz:

    Pessoalmente estou muito satisfeito com mais uma conquista do meu clube e acho ridículo da parte de alguns benfiquistas que não valorizem esta conquista como outros fariam se fossem eles a ganhar, obviamente não é motivo para invadir o Marquês de Pombal, mas é motivo de regozijo, daí eu chamar de otários, aqueles energúmenos que depois de uma prova conquistada, ainda se entreteram a ofenderem jogadores e treinadores, sinceramente, atitudes destas, só podem ser obra de uns autênticos palhaços, uns burros sem igual, sem desprimor para o animal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: